📣 Entrevista – ZanoelloCup - Troféu Scherer Autopeças. Willian Busatto
- Fernando Assis
- 18 de jun.
- 4 min de leitura

Nome Completo: Willian Busatto
Cidade de Nascimento: Cascavel/PR
Idade:36
Conquistas: Campeão Catarinense 2023 Autocross Injetado
Campeão Zanoello Cup 2024 Categoria 1600ar
1. Como e quando você começou no automobilismo, e o que te levou a participar da ZanoelloCup?
Sempre fui fã de automobilismo e velocidade. Acompanhava as provas no Cavalo de Aço, em Joaçaba, e as corridas do regional de gaiolas aqui em Vargem Bonita e Catanduvas. Também fazia trilhas de moto e participei de algumas competições.
Em 2018, sofri um acidente durante uma trilha e decidi parar.
No entanto, em 2022, acompanhando meu amigo e compadre André Atz em Lacerdópolis, voltei a me encantar pelas corridas de verdade. Foi aí que participei da minha primeira prova, na Zanoello Cup.
2. O que a ZanoelloCup representou na sua formação como piloto?
A Zanoello Cup é uma verdadeira escola de pilotos. Foi, e continua sendo, a base de tudo o que o automobilismo representa para mim hoje.
3. Tem alguma lembrança marcante ou corrida inesquecível durante o tempo em que correu na Zanoellocup?
Com certeza minha primeira corrida, a ansiedade, a adrenalina de entrar numa pista pela primeira vez foi uma sensação única
E também tive a oportunidade de dividir a pista com meu filho que correu na categoria ar 1600, essa também é uma lembrança muito especial pra mim, todo o nervosismo quando ele entrava na pista e nós ali na torcida pra ele …foi incrível
4. Qual foi o principal aprendizado ou ensinamento que você levou da ZanoelloCup para os campeonatos maiores?
A Zanoello Cup é um verdadeiro exemplo de organização e competência por parte de todos que fazem esse campeonato acontecer.
Toda essa dedicação — especialmente do Fredson Dall'Orsoletta — é uma inspiração para mim. Ela mostra que, com comprometimento e amor pelo esporte, os resultados são apenas uma consequência natural.
5. Depois da ZanoelloCup, por quais campeonatos você passou até chegar onde está hoje?
Em paralelo a ZanoelloCup participo do CCA campeonato catarinense de automobilismo, já fiz uma prova em Guaporé -RS e logo estarei fazendo minha estreia na Gold Turismo Brasil.
6. Quais os maiores desafios que você enfrentou ao subir de nível nas competições?
Na Zanoello Cup, o nível de competitividade é altíssimo, e a pista é muito técnica. Quando comecei no CCA, percebi o quanto foi importante ter iniciado pela Zanoello — a adaptação foi rápida. Tanto é que, já no meu primeiro ano, consegui o título de campeão estadual.
Agora, na Gold turismo, a situação é um pouco mais complexa: pista de asfalto e tração dianteira representam um grande desafio.
7. Hoje você corre em um campeonato estadual/nacional Qual?. Como tem sido essa experiência e o que mais mudou em relação ao tempo da Zanoello?
Como já mencionei anteriormente, a Zanoello Cup é uma verdadeira escola de pilotos. Acredito que uma das coisas mais marcantes é a parceria e o apoio entre os participantes.
Na Zanoello, a amizade e a interação entre os pilotos são muito fortes. Um ajuda o outro, empresta ferramentas, peças e até mesmo carros, só para não deixar um amigo de fora.
Um piloto comenta com o outro onde está errando, pede dicas, troca opiniões… Enfim, esse contato e essa união entre todos é algo que, para mim, realmente marca e faz toda a diferença.
8. Você ainda acompanha a ZanoelloCup? O que acha do nível atual do campeonato e da organização?
Além de acompanhar, também participo, dividindo o carro com meu amigo Juliano Bitencourt. A cada ano, me surpreendo com a evolução desse campeonato, que é muito bem organizado e conta com um altíssimo nível de pilotos e carros.
Tem uma equipe de trabalho excelente, formada por comissários, diretor de provas e bandeirinhas, conta com um resgate eficiente e com socorristas que, além de profissionais incríveis, são pessoas maravilhosas.
Destaco também o empenho do meu amigo Fernando Dall'Orsoletta, narrador, organizador e responsável pelas transmissões. Ele faz um excelente trabalho de divulgação nas redes sociais, o que tem dado cada vez mais visibilidade para esse que é um dos maiores — senão o maior e melhor — campeonatos de Autocross do Brasil.
9. O que você diria para os pilotos que estão começando agora na ZanoelloCup e sonham em seguir carreira no automobilismo?
Começar no automobilismo em uma verdadeira escola, com organização, pessoas comprometidas e que fazem tudo por paixão ao esporte, em um ambiente familiar, é o melhor caminho — e isso é a Zanoello Cup.
Vejo muitos pilotos que começaram na terra e hoje se destacam em competições nacionais, obtendo sucesso em diversas categorias.
10. Deixe um recado especial para os fãs, amigos e a equipe da ZanoelloCup que fizeram parte da sua trajetória.
Quero parabenizar todo mundo que, de alguma forma, faz esse campeonato acontecer. Um agradecimento especial aos amigos que fiz nesse tempo, minha família que sempre me apoiou muito, minha esposa que está comigo o tempo todo não só me apoiando mas ajudando na pista, me passando rádio enfim minha parceira pra tudo, Jairo, da equipe Dos Anjos Competições, que prepara meus carros junto com seu Irmão Juarez muito competentes e fazem um ótimo trabalho — tenho muito orgulho de fazer parte da história da Zanoello Cup.
Sempre que der, quero estar por aqui, participando e ajudando a fazer isso crescer ainda mais.
E obrigado de coração a todos que torcem por mim — vou levar pra sempre comigo essas lembranças de onde tudo começou.
Valeu, Família Zanoello Cup!







Comentários